O Sindicato dos Gráficos de Gráficos de Guarulhos e Região informa aos Trabalhadores e Trabalhadoras a conclusão da Campanha Salarial 2019/2020. Como tudo na vida, a avaliação positiva ou negativa depende do modo como encararmos o contexto.
O reajuste salarial de 2,60% apenas repõe a inflação e não proporciona aumento real nos salários de sequer 1%. Se com relação ao ganho financeiro não há o que se comemorar, avaliamos que a manutenção de todas as cláusulas asseguradas na Convenção Coletiva de Trabalho é a conquista mais relevante.
Há uma diferença entre conquistas e direitos. Direito, por exemplo, os Trabalhadores têm de receber hora-extra a 50%. Conquista é o fato de nossa Convenção assegurar que esse percentual seja de 65%. Por isso, lutamos para manter todas as conquistas previstas na Convenção, como, por exemplo, a Participação nos Lucros e Resultados.
Não foi uma jornada fácil, a bancada patronal fez de tudo para mexer na Convenção, mas desde o primeiro dia nossa postura foi a de sequer negociar essas conquistas, quanto mais aceitar a retirada de alguma delas.
O que nos resta, para o período a seguir, é um tempo de apreensão e instabilidade que afeta tanto nós Trabalhadores, quanto os empresários. O atual governo não apresentou nenhuma medida mais concreta para recuperar a economia e até mesmo o setor empresarial está inseguro quanto aos rumos do País.
Nós, enquanto Sindicato, entidade representante dos Trabalhadores seguiremos na defesa da nossa categoria, compartilhando as vitórias, dividindo as dificuldades, mas jamais abandonando nossa missão que é garantir o máximo possível os direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras.
Sindicato dos Gráficos de Guarulhos e Região.