Das greves históricas nasce a vocação para a luta
Muitas foram às lutas locais e regionais da categoria pela conquista de direitos. Nacionalmente três importantes greves merecem destaque por representarem os momentos mais ricos da organização dos trabalhadores gráficos Brasileiros:
1917, 1923 e 1929.
A greve de 1917 foi influenciada pela I guerra mundial e pela revolução russa e marcou oos primeiros conflitos mais conscientes da classe trabalhadora organizada contra o estado.
Foi nessa greve que foi reivindicado entre outros direitos o descanso semanal remunerado e horas extras com 50% de acréscimo, ou seja, ate então não tínhamos nada disso.
A greve de 1923 foi realizada pelos gráficos de São Paulo, nessa greve as principais reinvindicações foram, a proteção ao trabalho da Mulher, férias anuais, salario mínimo profissional ou seja o piso da categoria, jornada de oito horas que já havíamos conquistado com a greve de 1917 só que efetivamente não se aplicava. O patronato não reconhecia a organização dos trabalhadores, ai a UTG (união dos trabalhadores gráficos) marcaram uma grande assembleia para o dia sete de fevereiro e nessa assembleia os trabalhadores aprovaram uma greve geral no setor, e foram 58 dias de greve.
As conquistas com essa greve foram imensas e podemos mensurar aqui algumas delas como o reconhecimento das organizações dos trabalhadores, o reconhecimento do dia sete de ferreiro como dia nacional dos trabalhadores gráficos, além de aumento salarial e as reinvidações citadas acima.
A greve de 1929 foi a mais longa da historia da categoria teve inicio em 23 de março e durou 72 dias, as principais reinvindicações eram: aumento salarial, piso da categoria e cumprimento da lei de férias promulgada por Arthur Bernardes e não acatada pelos patrões como de praxe. Para se livrarem da perseguição policial os dirigentes foram obrigados a deixarem de fazer assembleias na sede do sindicato e faze-los em locais secretos. A atitude dos patrões foram bem ofensivas, eles infiltraram fura-greves no movimento e incitaram a policia a destruir os armazéns que forneciam alimentos aos trabalhadores.
Essa greve teve grande repercussão nas eleições presidenciáveis de 1930, pois todos os candidatos levantaram alguma bandeira reivindicada nessa greve.